É mais normal que você pensa... 😬😰
Não precisa ter vergonha de sentir arrepios ou ficar ansioso quando ouve o barulho do "motorzinho" dentro do consultório, a odontofobia (ou dentofobia) é um medo sincero que pode ser causado por vários fatores. Na maioria das vezes é por conta do pavor de agulhas (tripanofobia) ou o medo de ir ao médico até quando sabe que precisa muito (iatrofobia). A origem pode ser um trauma por conta de erro profissional no passado, medo da dor que o procedimento causa, o cheiro dos materiais odontológicos, um histórico de engasgo fácil ou até ânsia. São diversos fatores que nos fazem fugir da cadeira e da consulta de rotina.
Porém o medo não pode nos impedir de cuidar da saúde bucal periodicamente, afinal, quanto mais adiamos, pior será no futuro. Então segue aqui algumas dicas de como passar pela consulta odontológica de forma mais tranquila ;)
Converse e explique ao seu dentista
Já ao entrar na sala e cumprimentar seu dentista, conte que está nervoso(a) e o motivo disso... Se foi um trauma, conte o que ocorreu que te traumatizou, se for a agulha, peça para o dentista passar o anestésico em pomada antes de aplicar a agulha, assim você sentirá menos a picada... E assim vai, nunca esconda do seu dentista a dor que sente, assim ele poderá te ajudar infinitamente mais!
Não tenha medo de pedir pausas entre o procedimento
Você já passou do primeiro passo do medo e está passando pelo tratamento, uma etapa foi vencida! Mas talvez no meio da consulta tenha a sensação do nervosismo vindo ou sente que irá engasgar, sinalize para o dentista parar um pouco e vá ao banheiro, tome uma água e lave o rosto. Assim poderá voltar melhor e terminará o procedimento com maior sucesso!
Treine a respiração antes da consulta
Sabia que existe um ponto chave na testa, especificamente entre os olhos, que, ao massagear, pode relaxar o corpo e diminuir o estresse? Tente essa massagem antes da sua consulta, e enquanto isso aproveite para treinar a técnica da respiração 4-5-6 (inspire por 4 segundos, segure por 5 segundos e expire por 6 segundos). E se precisar realizar uma dessas técnicas durante a consulta, não hesite em pedir.
Caso seja paralisante...
Caso seu medo te paralise ou te prejudique de forma grave, é o momento de investigar com um especialista quais as exatas origens e como resolver pela raiz o problema. Siga as instruções do profissional terapeuta e vá retornando ao dentista aos poucos, com consultas sem exames ou procedimentos longos.
Lembre-se que a odontologia não é mais a mesma, agora vem mais tecnológica e com mais preparo para bem-estar principal do paciente, sempre priorizando salvar a saúde bucal e a beleza do seu sorriso! 😁